
Há cada vez mais cidadãos estrangeiros a pedir a nacionalidade portuguesa. Durante o primeiro semestre de 2019, deram entrada 90.274 pedidos. Já no ano passado, entre 1 de janeiro e 31 de julho, tinham sido registados 86.826 pedidos de nacionalidade. Ou seja, nos primeiros sete meses de 2018, registaram-se menos 3448 pedidos do que nos primeiros seis meses deste ano, avança o “Público” esta quarta-feira.
Este aumento é um reflexo das alterações à lei da nacionalidade e que de alguma forma facilitou o acesso aos pedidos, defende Sofia Carvalho, vice-presidente do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), em declarações ao jornal. “Os números estão a galopar de ano para ano”, frisa.
Segundo a vice-presidente do IRN, a maior parte desses pedidos chega do Brasil e da Venezuela. Os cidadãos brasileiros procuram as nacionalidade portuguesa principalmente por dois motivos: além das questões políticas, muitos são também descendentes de judeus sefarditas.
“A lei possibilitou a aquisição da nacionalidade portuguesa até aos netos. Este ano, até Julho, os pedidos de sefarditas totalizaram os 14.126, quando em 2018 esse número ficou nos 13.872”, explica Sofia Carvalho.
Em 2015, ano em que ocorreu a alteração à lei, foram apenas registados 466 pedidos de nacionalidade portuguesa de judeus sefarditas.
Fonte: Expresso
Notícias Relacionadas
Criminosos pagavam R$ 1,6 mil para furar fila do Consulado de Portugal no Rio, apontam investigações
Esquema, investigado pelas autoridades brasileiras e portuguesas, foi alvo de uma operação nesta segunda-feira. Funcionários…
Polícia de Portugal investiga esquema ilegal de vistos para PCC e Comando Vermelho
A Polícia Judiciária portuguesa está realizando diversas buscas em Portugal e no Brasil para averiguar…
Operação policial apura presença de facções criminosas no Consulado de Portugal
A ação contou com a participação da Polícia Judiciária Portuguesa e da Polícia Federal, e…